SIMED-PB



Tipos de Contribuição pagas aos Sindicatos

Contribuição sindical

É uma contribuição compulsória, e tem natureza jurídica de tributo. Corresponde a um dia de trabalho para os empregados, calculada com base no capital da empresa para os empregadores e baseada em um percentual fixo para autônomos e profissionais liberais. Essa contribuição, como dito, tem o objetivo de favorecer e promover o bem estar dos representados e associados e promover assistências.

Contribuição assistencial

Essa é uma contribuição que o trabalhador pode optar por não pagar (necessário que escreva e protocole uma carta no sindicato e entregue ao empregador, caso opte por não pagar). Esta contribuição é cobrada por ocasião da data-base de cada categoria e vai para os sindicatos dos trabalhadores.

Contribuição confederativa

Essa é outra contribuição obrigatória, e tem valor fixado por uma assembleia geral de toda a categoria. É também descontada do trabalhador (geralmente no início de cada ano) e quando paga dispensa o mesmo de pagar contribuição assistencial.

Contribuição associativa

A associativa funciona como uma mensalidade paga ao sindicato pelo trabalhador e tem caráter opcional (paga por livre e espontânea vontade), e com valor estabelecido nas Assembleias Gerais dos sindicatos. Ainda possui dúvidas sobre as contribuições pagas aos sindicatos? Escreva para gente nos comentários!

http://blogdosindicato.com.br/2015/08/04/quais-sao-os-tipos-de-contribuicoes-pagas-aos-sindicatos-e-quem-deve-pagar/

ÁREA DO ASSOCIADO TRANSPARÊNCIA SIMED

Clima e Tempo


redes sociais

associe-se

Um Sindicato forte com organização e serviços à sua disposição.

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira
08:00 as 17:00
Avenida Camilo de Holanda, 826, Centro
Fone: 0xx (83) 3244-6259
faleconosco@simedpb.org.br
João Pessoa - Paraíba