O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Dr. Márnio Costa, participou hoje (11/06) de um encontro em Campina Grande com o senador Rodrigo Pacheco que está respondendo interinamente como presidente da república.
O encontro, promovido pela senadora Daniella Ribeiro, foi para discutir o PL 1365/2022, de autoria da senadora paraibana, que modifica o salário mínimo dos médicos e cirurgiões dentistas previsto na Lei nº 3.999/1961. O projeto estipula o piso de R$10.991,19 para a jornada de trabalho de 20 horas semanais como remuneração mínima. O PL fixa ainda o novo valor para os adicionais de hora extra e noturno, em 50% sobre a remuneração do trabalhador.
Na reunião, representantes de entidades médicas explicaram a Rodrigo Pacheco a importância da aprovação do PL, já que alteração do piso salarial da categoria é uma demanda antiga.
Daniella Ribeiro reforçou que está empenhada em buscar a aprovação do projeto que mobilizou médicos e cirurgiões-dentistas do país inteiro. “Recentemente aprovamos o piso dos enfermeiros e agora vamos lutar por essas outras categorias tão importantes para a sociedade, sobretudo após a pandemia que se mostraram essenciais para a manutenção da vida de milhares de pessoas através dos cuidados, colocando em risco suas próprias vidas quando saíam de suas casas, deixavam suas famílias, para cuidar de outras famílias”, afirmou.
O senador Rodrigo Pacheco se comprometeu em analisar o PL, com as cautelas referentes aos aspectos jurídicos e orçamentários. Lembrou da sensibilidade e do papel do Senado Federal na aprovação de outros projetos de lei e PECs de interesse dos profissionais de saúde.
Além do Sindicato dos Médicos da Paraíba, participaram do encontro representantes do Conselho Regional de Medicina da Paraíba e de Pernambuco, do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e da Associação Médica de Pernambuco. Também estiveram na reunião entidades que representam os cirurgiões dentistas.
“Hoje foi dado mais um passo importante na construção do processo legislativo. O presidente do Senado pauta as matérias mais relevantes naquela Casa e demonstrou em sua fala a responsabilidade que o PL requer, além de ter demostrado a importância dos profissionais da saúde para o Senado na forma de aprovação de outras matérias durante a pandemia”, finalizou Dr. Márnio Costa.