Os médicos vinculados à Prefeitura de João Pessoa (efetivos e prestadores de serviço) vão parar amanhã (21/06). A paralisação de advertência foi decidida durante Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Médicos da Paraíba no último dia 09.
É que desde novembro do ano passado o sindicato tenta negociar com os órgãos da Prefeitura de João Pessoa, mas sem avanço prático e objetivo até agora.
A categoria pede a revisão no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, melhores condições de trabalho, entre elas o abastecimento de medicamentos e materiais necessários para o atendimento digno à população. A categoria pede ainda reajuste salarial já que existe uma defasagem de mais de 80% nos últimos 14 anos. Outro pedido dos médicos é a correção de distorções salariais dos médicos das UPAS, do SAMU, das Policlínicas e da Atenção Primária de Saúde da Família que recebem remuneranção menor.
O Sindicato dos Médicos da Paraíba informa ainda que os profissionais vão manter os serviços de urgência e emergência da rede hospitalar e do SAMU, o atendimento aos pacientes das UPAs 24 horas, exceto os classificados em risco azul, a assistência médica nas UTl’s e nas enfermarias e também as cirurgias oncológicas.
Os serviços médicos não urgentes e que não coloquem em risco a população, a exemplo de consultas ambulatoriais, exames, procedimentos e cirurgias eletivas, inclusive da rede básica, serão paralisados, retornando ao normal apenas às 7h do dia 22/06.
Além dos médicos, outros profissionais de saúde também vinculados à Prefeitura de João Pessoa vão parar as atividades amanhã, a exemplo dos enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, além dos farmacêuticos e nutricionistas.
Os profissionais estarão concentrados na Praça da Paz, nos Bancários, a partir das 8h.
Sindicato dos Médicos da Paraíba