Depois de uma ação do Sindicato dos Médicos da Paraíba, os médicos efetivos da Prefeitura de João Pessoa voltaram a receber na última sexta-feira (29/07) uma remuneração que havia sido retirada de alguns profissionais em 2016.
Entre março e abril de 2016, os médicos efetivos da PMJP foram surpreendidos com uma redução de remuneração de cerca de 10%. À época houve um ganho para uma parcela dos servidores, pois com a transformação da GDP em RAM houve a possibilidade de incorporação escalonada em dez anos da gratificação para fins de aposentadoria. No entanto, de maneira injusta, ilegal e inconstitucional isso custou a perda salarial de outra parte dos médicos.
Em uma ação judicial do Sindicato dos Médicos da Paraíba, o Tribunal de Justiça da Paraíba reconheceu a ilegalidade e inconstitucionalidade da redução remuneratória aplicada pela PMJP e determinou a implantação em folha do pagamento do valor que havia sido reduzido, além do pagamento retroativo desde o início da ação judicial.
Depois de seis anos, hoje (29/07), finalmente, o sindicato tem a felicidade de informar que a justiça começou a ser efetivamente colocada em prática. A remuneração retirada dos médicos começou a ser devolvida e já está na conta dos servidores.
O sindicato comemora com os médicos a vitória e reforça que é preciso a união dos profissionais para vencer todas as lutas.
O SIMED-PB está sempre atento às gestões públicas e privadas para garantir os direitos dos profissionais da Paraíba.