SIMEDPB

Entidades Médicas participam de encontro em Brasília

Ministra de Saúde esteve da abertura do evento

Foi aberto nesta quinta-feira (29/06), em Brasília, XIV Encontro Nacional de Entidades Médicas.
A abertura do evento contou com a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela ressaltou que há diversos sinais de mudança da medicina no século XXI, como a inversão do predomínio masculino na profissão, e ponderou: “Como responder aos desafios presentes? O primeiro passo é o restabelecimento do Ministério da Saúde como coordenador do Sistema Único de Saúde e das grandes linhas de políticas públicas em saúde, seguido pela valorização do conhecimento científico para definição das políticas públicas”. Nísia Trindade ressaltou a importância de buscar consensos, “apesar das divergências de compreensão sobre pontos como o programa Mais Médicos”. Ela destacou que o Ministério da Saúde trabalhará pela valorização das residências médicas, da profissão médica na defesa do exercício com dignidade e qualidade no atendimento à população na atenção primária e especializada. “Estamos com um processo em curso com o Ministério da Educação para trabalhar aspectos da formação médica com critérios para os cursos de medicina, que é fundamental para a atenção de qualidade à nossa população”, afirmou a ministra.

Com mais de 65 representantes sindicais médicos e estudantes de medicina de todas as regiões do país, a Federação Médica Brasileira participa do encontro.

Na programação do primeiro dia foram discutidos os dois primeiros eixos: formação médica e o sistema público de saúde. O resultado das discussões será apresentado ao final do evento e representará a decisão tomada pelos aproximadamente 300 delegados médicos.

O presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos, que também integra a diretoria da FMB, teve uma participação importante nas discussões do Eixo I, que trata da formação médica. “Fizemos a defesa da valorização da residência médica e de melhoria na bolsa da residência, além da defesa dos direitos trabalhistas para esses profissionais que estão começando. A proposta foi aprovada e ficamos muito felizes em poder defender e ser compreendido pela maioria”, finalizou Dr. Tarcísio.

O SIMED-PB está participando do evento com quatro diretores: Dr. Tarcísio Campos, Dr. Arlindo Felix da Costa Neto, Dr. Wandeberg Gomes de Albuquerque e Dr. Márnio Costa.

com informações da FMB

Notícias recentes