SIMEDPB

Médico paraibano tem música classificada em festival

Música "Guerreiro Ferido" está entre as canções selecionadas

O médico paraibano Marco Valério Gomes Batista teve uma música classificada no VI Festival de Música da Paraíba, realizado pelo Governo do Estado. O cardiologista, autor de dez composições, está concorrendo no festival com a música “Guerreiro Ferido”. Este ano a competição contou com 159 composições inscritas e apenas 30 canções foram classificadas e outras 10 ficaram na suplência.
O médico associado do SIMED-PB, Marco Valério, nasceu em Cajazeiras e sempre gostou de música e sempre esteve envolvido nas artes. Começou a estudar medicina na UFPB e, ainda durante o curso, foi secretário de cultura e eventos do Centro Acadêmico de Medicina, onde esteve a frente de vários projetos.
No ano passado, voltou a estudar teclado. “Valderlândio de Oliveira Leite me ensinou teclado e ainda acolheu meu sonho de compor”, disse Dr. Marco Valério. A partir daí, o médico se tornou o Poeta Cordial, como é conhecido no cenário musical, e criou gosto pela composição musical, lançando outras músicas como Leg Press, Ciranda de Notas, O Mensageiro, Água do Meu Pote, Rodízio de Dança, É Batucada no Meu Coração, Never Say it’s Impossible, Tá Tudo Errado, além de Guerreiro Ferido que está concorrendo no festival.
Hoje, além de se dedicar aos pacientes, o médico usa a música e a arte de modo geral para humanizar a medicina. “Encontro um tempinho para escrever no meu blog “Coração, Versos e Prosa”, ainda administro um grupo no Facebook, fundado em 2012, com médicos artistas e estudantes de medicina de todo Brasil”, finalizou Dr. Marco.

Na Festa dos Médicos de 2022, realizada pelo SIMED-PB foram exibidas músicas de Dr. Marco Valério em um telão. O sindicato apoia essas iniciativas e entende que todo profissional precisa ter atividades para aliviar as tensões do dia a dia e considera que a arte é essencial nesse processo.