Nunca na história, a Paraíba contou com tantos médicos como atualmente. Um levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta um aumento expressivo no número de profissionais da saúde no estado. Entre 2010 e 2024, o número de médicos registrados cresceu 153%.
Em 2010, havia 4.886 médicos registrados no estado. Agora, em 2024, esse número subiu para 12.357. Além do aumento no total de profissionais, a densidade de médicos por mil habitantes também apresentou uma alta significativa. Em 2010, a densidade era de 1,3 médico para cada mil habitantes, enquanto em 2024, esse índice passou para 3,08 médicos por mil habitantes, representando um crescimento de 137%.
A população da Paraíba também aumentou ao longo desse período, mas o ritmo de crescimento no número de médicos foi ainda mais acelerado. Com uma população de pouco mais de 4 milhões de habitantes, o estado vem se destacando em termos de oferta de profissionais médicos em comparação aos últimos 14 anos. De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, que também é diretor da Federação Médica Brasileira, “ O movimento sindical médico junto com as outras entidades médicas nacionais CFM e AMB entendem que será necessário uma avaliação da formação desses novos médicos que estão sendo formados de forma similar como existe na OAB. Para o movimento sindical essa avaliação deve ser feita de forma seriada durante o curso através de provas práticas e teóricas”, explicou Dr. Tarcísio.
Para o Sindicato dos Médicos da Paraíba, o aumento no número de médicos está ligado ao aumento do número de faculdades de medicina no Estado, hoje já são dez (4 em João Pessoa, 3 em Campina Grande, 1 em Patos e 2 em Cajazeiras). Todo ano, são cerca de mil médicos que saem para o mercado de trabalho E Uma das preocupações do sindicato é com a qualidade do ensino e, por isso, em maio deste ano, criou o Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens, o NAMJ / SIMED-PB.
O NAMJ/SIMED-PB é formado por acadêmicos e jovens médicos. Cada instituição de ensino tem um representante escolhido pelos próprios estudantes.”Esse núcleo vem preencher uma lacuna no SIMED-PB que era justamente um elo entre os estudantes e o movimento sindical. No novo movimento sindical a formação dos estudantes deve ter um papel fundamental. Formar a consciência crítica sobre a necessidade de fortalecer todas entidades médicas, além de buscar a qualidade do ensino que todo estudante precisa”, declarou o presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos.
O sindicato também lançou, este ano, uma cartilha com orientações importantes para estudantes dos anos finais e médicos recém-formados. O a atenção na hora de preencher um contrato de trabalho está entre as orientações.
Para Dr. Fernando Melo Neto, médico paraibano formado em 2023 e integrante do NAMJ/ SIMED-PB, o caminho percorrido por um médico, desde a sua graduação até a sua atuação profissional, é árduo, com muitas dificuldades. Para ele, com o crescente aumento das faculdades de medicina e de médicos sendo formados, a rotina profissional tem sido mais difícil. Queremos com o núcleo buscar melhorias para a Medicina de forma geral”, ressaltou Dr. Fernando.
Festa dos Médicos
Desde 2017 o Sindicato dos Médicos da Paraíba realiza uma grande confraternização da categoria, momento de descontração para a categoria. Neste ano, o evento serpa realizado na próxima sexta-feira, dia 18, no Paço dos Leões. Além do jantar, os médicos vão poder aproveitar grandes atrações musicais: DJ Vilarim, Osmídio Neto, Vinicius Mendes e a cantora Kátia Cilene.