SIMEDPB

Presidente do SIMED-PB participa de programação do Abril Verde 2024, em João Pessoa

Evento aconteceu na quinta-feira (25)

O presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos, participou nesta quinta-feira (25) da programação da Campanha Abril Verde 2024, promovida pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), em João Pessoa. “É um evento importante nas comemorações do Abril Verde, que foi comemorado dia 5 de abril, o Dia da Saúde do Trabalhador.”, disse o presidente do SIMED-PB.

No evento, os participantes reforçaram a importância da prevenção e da notificação de doenças relacionadas ao trabalho. Estiveram presentes a psicóloga da Secretaria de Saúde da Paraíba, Yara Azevedo; a psicóloga do Cerest João Pessoa, Anne Caroline e a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho. Por meio de um vídeo exibido em um telão no auditório, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley, emitiu uma mensagem para os participantes do encontro.

Neste ano, a campanha traz como tema: “Adoecimento também é acidente do trabalho – Conhecer para Prevenir”. Durante todo o mês de abril, várias ações são desenvolvidas em vários municípios paraibanos, entre eles, João Pessoa, Cabedelo, Guarabira, Campina Grande, Lagoa Seca, Patos. Os encontros têm dentro das programações: debates, palestras, cursos, passeio ciclístico e sessões em câmaras municipais.

Por que abril?

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

O movimento Abril Verde completa 10 anos em 2024. Iniciado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Paraíba – SINTEST/PB, em parceria com a Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho da Paraíba, a campanha destaca a importância de uma cultura permanente de prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho. A data foi escolhida por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá. A data também é uma referência à memória de 78 mineiros mortos numa explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121 de 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.