O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba, Dr. Tarcísio Campos, participou, ontem (18/03), de uma reunião em Brasília representando a FMB junto com os representantes de entidades das diversas categorias e da gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
No encontro, a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) da EBSERH, abordou diversas questões trabalhistas, buscando também oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da rede hospitalar. As representações sindicais cobraram o cumprimento de compromissos previamente reforçados pela EBSERH, e todas as entidades sindicais presentes reafirmaram o compromisso com o avanço das negociações.
Um dos pontos centrais discutidos foi a necessidade de padronizar os locais de segurança e as condições ambientais dos trabalhadores da EBSERH. A FMB enfatizou a importância de cumprir a Norma Regulamentadora 24 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que estabelece condições mínimas de salubridade e conforto de acordo com o número de trabalhadores.
Durante a reunião, o presidente do SIMED-PB ressaltou que, embora não haja restrições aos repousos coletivos, é essencial respeitar os fluxos de trabalho específicos de cada setor, como centros cirúrgicos e enfermarias, garantindo banheiros individuais em conformidade com a regulamentação vigente.
Outro ponto debatido foi a retomada das reuniões itinerantes da mesa de negociação, com encontros nos hospitais vinculados à EBSERH. Ficou definido que o primeiro será no hospital do Rio de Janeiro, permitindo que as discussões sejam realizadas in loco, proporcionando uma compreensão mais aprofundada das realidades específicas de cada unidade hospitalar.
O andamento do Plano de Cargas, Carreiras e Salários (PCCS) também foi discutido no encontro. Uma minuta do plano foi encaminhada para avaliação do Ministério da Educação (MEC) . As entidades sindicais aguardam o retorno dessas avaliações para avançar nas discussões sobre o PCCS e os valores remuneratórios correspondentes a cada cargo.
Houve avanço também na discussão sobre insalubridade relacionada à exposição de radiações não ionizantes.
A EBSERH reconheceu a importância da organização das entidades que representam as categorias de trabalhadores da saúde. Juntas, elas conseguiram fazer com que a gestão da EBSERH normatize o direito das mulheres, que tenham filhos abaixo de 2 anos, solicitem adiantamento de férias para cuidar de seus filhos.
A reunião se destacou pelo ambiente cordial entre as partes, permitindo debates produtivos.