Sindicatos de base de todo país, Federação Médica Brasileira, além de outras entidades estaduais e nacionais estão em Brasília participando de uma grande mobilização em prol da aprovação do novo piso salarial para médicos e cirurgiões-dentistas. Unidos em caravanas e articulações, todos buscam sensibilizar senadores e deputados para a urgência da medida.
A proposta em debate no Senado Federal, o Projeto de Lei (PL) 1.365/2022, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), visa estabelecer um salário mínimo de R$ 13.662,00 para uma jornada de 20 horas semanais para ambas as categorias, com reajuste anual pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O relator do projeto na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Nelsinho Trad, já emitiu parecer favorável, o que gera expectativa de avanço.
O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) tem participação ativa nessa mobilização. O presidente do sindicato, Dr. Tarcísio Campos, e o Dr. Fernando Melo Neto, estão em Brasília acompanhado de perto as discussões e atuado para que o projeto seja aprovado.
A aprovação do piso salarial é vista como um passo para corrigir desigualdades de anos e garantir condições de trabalho justas, beneficiando tanto os profissionais quanto o sistema de saúde brasileiro.
foto 1: Dr. Tarcísoo Campos e Dr. Fernando Melo Neto representando o SIMED-PB
foto 2: reunião com liderança do PSD, com o sanador Nelsinho Trad
foto 3: Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado Federal