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SIMED-PB participa de II Encontro de Comunicação da FMB

Evento reuniu respresentantes de sindicatos de base em Fortaleza

O Sindicato dos Médicos da Paraíba participou, nos dias 09 e 10/03, da segunda edição do Encontro de Comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB) realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará. Este ano, o evento trouxe como tema: “Como se comunicar melhor com os médicos?”
Durante os dois dias, foram realizadas palestras com cases de sucesso e trocas de experiências entre diretores e coordenadores de comunicação de sindicatos integrantes da base da FMB.
O presidente da federação, Dr. Tadeu Calheiros, fez a abertura do encontro falando da importância da união dos sindicatos: “Não devemos buscar protagonismos individuais, precisamos buscar o desenvolvimento coletivo, por isso precisamos estar juntos”, afirmou Dr. Tadeu.
O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, reforçou a importância de estreitar os laços: “A gente tem dois objetivos nesse evento, o primeiro é confraternizar e entender que o estreitamento desses laços vai trazer ainda mais resultados positivos. Em segundo lugar, um evento de aprendizagem”, afirmou Dr. Leonardo. O Sindicato dos Médicos do Ceará organizou o encontro e fez a acolhida dos participantes.
Ainda na abertura, Dr. Edmar Fernandes, secretário de Comunicação da FMB e diretor financeiro e de patrimônio do Sindicato dos Médicos do Ceará, deu as boas-vindas aos participantes.
O SIMED-PB foi representado pelo presidente, Dr. Tarcísio Campos, e pela assessora de imprensa, Giovana Rossini. Também estiveram no evento representantes dos sindicatos médicos de Minas Gerais, Acre, Tocantins, Campinas, Mato Grosso, Pará, Alagoas, Amazonas, Grande ABC, Pernambuco, Rondônia, Anápolis, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Palestras do primeiro dia

“Criative-se: as estratégias de comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará”

A primeira palestra foi apresentada pela coordenadora de Marketing do Sindicato dos Médicos do Ceará, Brenda Vieira, que destacou como a implantação de um setor de comunicação interno foi fundamental para o desenvolvimento de ações que resultaram no aumento do índice de satisfação do cliente, dos serviços, no reconhecimento de marca e na redução de custos. Entre as estratégias citadas por Brenda estão: branding, nova identidade visual, planejamento, assessoria de imprensa e conteúdo de valor nas plataformas de comunicação. “Hoje temos uma comunicação consolidada. Um maior dinamismo em nossa produção de conteúdo, a qualidade evoluiu, também conseguimos customizar os projetos, realizar campanhas e atender as demandas em uma maior celeridade”, destacou Brenda.

“A força do tráfego pago alinhado a uma estratégia de marketing digital utilizando B.I, com foco em conversão de novos associados”

Charles Andrade, da agência MCA – Branding, Marketing e Publicidade, responsável pelo gerenciamento de comunicação do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) explicou o funcionamento do tráfego pago para atrair clientes e convertê-los em novos associados e citou a criação do SimepeCast. “Um podcast que a gente publica semanalmente vídeo e áudio, tanto no Youtube quanto nas plataformas de streaming. Escolhemos o podcast porque o Nordeste é a 2ª região que mais consome podcast”, ressaltou Charles. Para a realização de um tráfego pago, Charles destacou: pixel instalado no site e na ferramenta de imboud; importação para ferramenta de B.i.; análise de dados no B.i. e planejamento de retargeting; dividir o retargeting em várias fontes com o link; e conversão do lead na ferramenta de CRM.

“Uma nova comunicação”

O diretor de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Pará (Sindmepa), Dr. Wilson Yoshimitsu Niwa, destacou que as redes sociais da entidade se tornaram um excelente meio para orientar os novos associados e despertar o interesse daqueles que desejam ser sócios. O médico acrescentou que o sindicato trabalha a comunicação com diferentes públicos: médicos, acadêmicos e comunidade. “O Núcleo Acadêmico tem um programa que se chama Aspirante, em que os estudantes de medicina se cadastram no sindicato como pretenso futuro sócio do sindicato, e quando ele se inscreve como potencial, ele tem os mesmos benefícios que o sindicalizado tem, como consulta e assessoria jurídica”, explicou.

“Sinmed-MG: uma referência na defesa dos direitos dos médicos mineiros”

O presidente do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Dr. Jordani Campos, e a coordenadora administrativa, Rosângela Fernandes falaram sobre o case de sucesso da entidade. “Em Minas Gerais são cerca de 100 mil médicos, e temos por volta de 7.500 associados ao sindicato que fazem a contribuição sindical. Temos um campo muito grande para crescer”, afirmou Dr. Jordani Campos. Ele apresentou o histórico e as principais áreas de atuação e atividades da entidade. Rosângela Fernandes Costa enfatizou como a comunicação oferece um portfólio de serviços aos seus associados, como suporte às redes sociais, produção de conteúdos para sites e blogs, assessoria de imprensa, media training e elaboração de textos. “O portfólio é o produto forte da nossa comunicação. A gente investe pesado no marketing para realmente trazer esse médico para fidelizar e atender as necessidades dele, seja profissional ou pessoal”, destacou Rosângela.

“A importância da Assessoria de Imprensa na comunicação”

As jornalistas Karla Rodrigues e Renata Benevides, sócias da Capuchino – agência responsável pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Médicos do Ceará, falaram que usam três pilares na metodologia de trabalho: estratégia, contato contínuo com o cliente e resultado.
Segundo a empresa, o Sindicato dos Médicos do Ceará economiza mais de R$ 700 mil em mídia espontânea por ano, com foco em conteúdos de reivindicação da categoria médica, protestos, ações filantrópicas, fortalecimento de autoridade e agenda de gestores em mais de 400 inserções em impressos, portais, rádios e TVs.

“A pesquisa e análise de dados para definição de estratégias junto ao target”

A empresa cearense Cuali Pesquisa apresentou a importância das pesquisas para conhecimento do perfil do público-alvo, melhorias na gestão e desenvolvimento de projetos para empresas, citando o Sindicato dos Médicos do Ceará como um dos seus cases.
A palestra foi apresentada pela diretora de projetos da Cuali, Regina Timbó, e pelo gerente de projetos, Wesley Morais. Durante a apresentação, o gerente destacou que uma pesquisa não representa despesa, mas sim investimento e lucro.
Os palestrantes também apresentaram o resultado da pesquisa realizada junto ao Sindicato dos Médicos do Ceará.

As palestras do segundo dia

“Publicidade Médica: Doutor, será que estás fazendo isso certo?”

A jornalista Carla Cavalheiro, sócia diretora da INHALT Com, agência que assessora a FMB desde a sua fundação, e que há quase 12 anos se dedica à assessoria de imprensa e produção de conteúdo digital para médicos, clínicas, hospitais e entidades médicas, falou sobre a importância do postura do médico nas redes sociais. “Eu sempre alerto que é muito importante o médico estar atento ao que ele vai postar, o que ele vai fazer e, mais importante ainda, que ele esteja aliado a pessoas que entendam sobre publicidade médica”, alertou Carla Cavalheiro.

“Desafios para a comunicação médica na era da superinformação”

O segundo dia de palestras seguiu com o case de sucesso do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (Simers), apresentado pelo médico Fernando Uberti Machado, coordenador do Núcleo de Psiquiatria do sindicato. Dr. Fernando explicou que o departamento de comunicação da entidade está passando por um momento de reestruturação, que envolve reposicionamento estratégico, ampliação do leque interinstitucional, fortalecimento de parcerias institucionais, mudança no portfólio de serviços e juvenilização dos associados.
“O mais importante nesses eventos em que os sindicatos filiados se reúnem é compartilharmos experiências”

Preparativos para o ENEM 2023

Representantes dos sindicatos de base da FMB debateram ainda as principais pautas da categoria para o Encontro Nacional das Entidades Médicas – ENEM 2023, que será realizado em Brasília, nos dias 29 e 30 de junho deste ano. Quatro EIXOS serão discutidos em junho: formação médica, sistema de saúde, mercado de trabalho e sistema de saúde suplementar. Um documento, contendo todos os eixos, foi colocado em discussão.
O presidente da FMB, Dr. Tadeu Calheiros, destacou a importância do pré-Enem: “Estamos discutindo assuntos do para o Encontro Nacional das Entidades Médicas, que reunirá conselhos, entidades associativas e sindicais em Brasília. Aqui, estamos preparando toda a pauta que vamos levar, proposições e atuações a serem discutidas de forma nacional, com direcionamento e posicionamento das entidades que defendem e buscam melhores condições para o trabalho médico”, disse Dr. Tadeu Calheiros.

Encerramento do encontro

O diretor Financeiro e de Patrimônio do Sindicato dos Médicos do Ceará e Secretário de Comunicação da FMB, Dr. Edmar Fernandes, avaliou o sucesso do encontro. “Nestes dois dias, conseguimos realizar, em Fortaleza, o II Encontro de Comunicação da FMB. No primeiro momento, foram discutidas todas as ferramentas de como chegar melhor aos médicos de todo o Brasil, e no segundo dia conseguimos debater diversos assuntos que vão ser levados ao Enem, em Brasília, como escolas médicas, direitos e deveres da nossa categoria. O encontro foi um sucesso e já estamos nos preparando para outro encontro, que deve acontecer em outro Estado”, avaliou Dr. Edmar Fernandes.

com informações: site Sindicato dos Médicos do Ceará
fotos: Rubens Flores (Inhalt.com)