SIMEDPB

02/02/2026

SIMED-PB participa de simpósio do CRM-PB sobre saúde mental dos médicos

Evento reuniu entidades médicas e especialistas

O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) participou, no último sábado (31/01), em João Pessoa, do Simpósio sobre Saúde Mental dos Médicos, promovido pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB).

O presidente Dr. Tarcísio Campos destacou que o adoecimento mental dos médicos já não é apenas uma percepção, mas uma constatação científica, amparada por estudos. O CRM-PB realizou uma pesquisa recente com médicos paraibanos, que evidenciou o avanço de quadros como ansiedade, depressão, burnout e exaustão emocional na categoria.

A programação do simpósio foi marcada por palestras, como a sobre “Burnout”, ministrada pela psiquiatra Dra. Camilla Falcão. A neurologista Dra. Maria do Desterro Leiros falou sobre “Espiritualidade como promotora da saúde”. Na sequência foi realizada a Mesa Redonda “Saúde Mental do Médico Paraibano”, moderada pela médica e coordenadora de pesquisas do CRM-PB, Dra. Margareth Diniz.
O simpósio reforçou ainda que o enfrentamento desse cenário exige ações articuladas em diferentes frentes, entre elas a atuação das entidades médicas na fiscalização, denúncia de irregularidades e na defesa de carreiras mais seguras e estruturadas e também o envolvimento de outros órgãos, como conselhos de saúde, Ministério Público para garantir ambientes e vínculos de trabalho mais dignos.

Participaram dos debates o presidente do CRM-PB, Dr. Bruno Leandro de Souza, anfitrião do evento; o presidente da Associação Paraibana de Psiquiatria, Dr. Alfredo José Minervino; o representante da Associação Médica da Paraíba, Dr. Islan Nascimento; o presidente da Academia Paraibana de Medicina, Dr. Wilberto Silva Trigueiro; além do psiquiatra e conselheiro do CRM-PB, Dr. Arlindo Félix da Costa Neto.
O SIMED-PB reafirmou seu compromisso com a defesa da saúde mental dos médicos paraibanos e com a construção de propostas concretas. Dr. Tarcísio reforçou que por trás do exercício da medicina há profissionais que também precisam de cuidado, acolhimento e proteção.