O Sindicato dos Médicos tomou conhecimento de duas manifestações que aconteceram na cidade de Cajazeiras no mês de julho reivindicando a volta do pronto-atendimento pediátrico do Hospital Universitário Júlio Bandeira. Os protestos aconteceram nas proximidades do HUJB e contaram com a participação da médica Vanessa Rolim Barreto.
Em maio, o pronto-atendimento infantil do HUJB sofreu interdição ética pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba em decorrência de irregularidades na assistência médica às crianças, por falta de médicos escalados de forma continuada. Após a interdição, gestores locais do HUJB/EBSERH, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras pactuaram uma mudança nos fluxos da assistência à saúde infantil na região. Na época houve ainda audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa e reuniões com participação de membros do CRM-PB e do Ministério Público Federal.
De acordo com o novo formato, a UPA de Cajazeiras passou a assumir o atendimento de urgência e emergência infantil em demanda espontânea, até então inexistente naquela unidade, ficando o HUJB responsável pelas internações de crianças procedentes da UPA e expansão do número de leitos. Já a Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras deve garantir o atendimento para crianças também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para os casos mais leves. O CRM-PB disponibilizou, através do programa de educação continuada, a realização de treinamento e capacitação aos médicos para o atendimento de urgência e emergência infantil.
Diante do atual cenário, com o intuito de preservar as condições dignas de atendimento à população e ao mesmo tempo de trabalho aos profissionais médicos, o Sindicato dos Médicos da Paraíba encaminhou à superintendência do Hospital Universitário Júlio Bandeira, à diretoria da UPA e do Hospital Regional de Cajazeiras, ofícios solicitando informações sobre o atual perfil de atendimento infantil das instituições. O sindicato também pediu informações sobre os indicadores hospitalares e as atuais escalas médicas de pediatria e de outras áreas afins que realizam o atendimento infantil.