O Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba (SIMED-PB) participou, nesta sexta-feira (23/01) de reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Cabedelo, com o objetivo de encaminhar as deliberações aprovadas em Assembleia Geral Extraordinária realizada com os médicos no último dia 20.
Representaram o sindicato o secretário-geral, Dr. Fernando Melo, o assessor jurídico, Adilson Coutinho, e Raquel Rodrigues Pontes, integrante da diretoria do SIMED-PB. Também esteve presente o Dr. Antônio de Pádua, médico e servidor do município, representando os colegas da rede. Todos foram recebidos pela secretária municipal de Saúde, Irani Soares da Silva.
Durante o encontro, foi discutida a necessidade de reativação da Mesa de Negociação Permanente da Saúde para discutir a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).
O sindicato pediu ainda esclarecimentos sobre o pagamento do 13º salário dos médicos, já que foi modificada a forma de pagamento, após legislação aprovada em final de dezembro/2025, prejudicando a grande maioria dos médicos. Também foi questionado sobre possível afronta ao princípio da isonomia, diante de relatos de pagamentos desiguais do 13º salário entre profissionais da mesma categoria no município.
O SIMED-PB reforçou a necessidade de atualização do PCCR para corrigir distorções que impactam a valorização, a progressão e a remuneração dos médicos. Uma audiência foi marcada, para a próxima semana, com o prefeito de Cabedelo, Edvaldo Neto.
“Seguiremos buscando soluções que garantam justiça administrativa e fortalecimento da saúde pública, cobrando dos gestores públicos melhorias para os médicos, o que impacta diretamente no atendimento à população. Fomos bem recebidos pela secretária de saúde e tenho certeza que a audiência com o prefeito também será muito produtiva”, finalizou Dr. Fernando Melo Neto.