O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) promoveu na última terça-feira (3), uma solenidade de recepção e posse de quase 40 novos integrantes ao Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens (NAMJ). O evento aconteceu na sede do sindicato, em João Pessoa, e foi transmitido de forma virtual para jovens médicos de várias regiões do estado.
De acordo com o presidente do SIMED-PB, Dr. Tarcísio Campos, a maior parte dos novos membros são estudantes de medicina de diversas universidades da Paraíba. “Na primeira reunião com os novos membros, reafirmamos a certeza de que trazer mais acadêmicos para o movimento sindical é fundamental para discutir a atividade médica profissional no estado”, declarou o presidente.
Entre os principais objetivos estão fortalecer as entidades médicas, aproximar os acadêmicos da realidade enfrentada na profissão, e promover o contato entre núcleos de acadêmicos para unir e fortalecer a categoria.
Conforme o regimento, o NAMJ também busca desenvolver ações culturais, educativas, sociais e científicas, além de fornecer assessoria jurídica e administrativa aos recém-formados em suas interações com gestores e contratantes.
Outra meta importante é formar novos líderes, oferecendo educação política e financeira, e lutar pelo aumento do número de vagas em programas de residência médica, além de reivindicar melhores condições de remuneração para os médicos em formação.
Para o jovem médico Fernando Melo Neto, é importante a participação cada vez mais efetiva dos acadêmicos nas atividades sindicais. “Vamos crescer cada vez mais, trazendo todas as faculdades da Paraíba para participarem, fazendo essa ligação com a academia e meio profissional”, disse.
A estudante Ailza Bertino, aluna no 8º semestre de medicina, acredita que a participação do NAMJ dará contribuição à formação como uma profissional mais acolhedora. “Essa reunião trouxe uma expectativa para mim, de melhor qualificação dos médicos, além do acolhimento dos que já fazem parte do sindicato e dos estudantes. Eu espero que com essa entrada nesse núcleo eu possa fazer parte dessa melhora, para ser uma médica diferente para uma sociedade que está necessitando e mais de acolhimento e a de qualificação”, afirmou.
Novos médicos – A Paraíba tem a maior proporção de profissionais por mil habitantes (0,95), já a média nacional ficou em 0,53. Para acolher os novos profissionais e estudantes, além da criação do NAMJ – SIMED-PB, o sindicato também produziu uma cartilha com orientações para os jovens médicos. “Trazemos questões sobre ética médica, direitos e deveres dos médicos, dicas de como lidar com desafios comuns no início da carreira, como a relação com empregadores, sejam eles privados ou públicos, e também a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional”, destacou o Dr. Tarcísio Campos.
A cartilha está disponível em PDF do site do SIMED-PB e também pode ser retirada na sede do sindicato.
Criação do NAMJ
O SIMED-PB lançou o Núcleo de Acadêmicos e Médicos Jovens do sindicato (NAMJ – SIMED-PB) em maio de 2024. Participam do grupo, acadêmicos, jovens médicos, representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e da Academia Paraibana de Medicina.
“Criamos o NAMJ porque os sindicatos precisam atrair e formar novas lideranças para que o trabalhador tenha uma entidade sempre forte, que continue lutando em defesa dos profissionais”, afirmou o presidente do SIMED-PB.
Como participar
O núcleo funciona com cada instituição de ensino, tendo um representante escolhido pelos próprios estudantes. “O Núcleo terá um colegiado, onde teremos um representante de cada faculdade. No momento, já temos cinco faculdades representadas. E toda a academia de medicina vai ter o direito de participar do núcleo, através de um link para preenchimento de um cadastro em um formulário, com identificação dos dados pessoais”, ressalta o médico.
Podem ainda ser membros do NAMJ os médicos regularmente inscritos no CRM-PB com até quatro anos de formados, desde que associados ao SIMED-PB, bem como os acadêmicos de todas as faculdades de medicina do estado da Paraíba credenciadas pelo Ministério da Educação que estejam cursando a partir do terceiro período do curso.